sábado, 25 de abril de 2009

Embargo econômico.

Cuba vem sofrendo embargo econômico desde 1962, imposto pelos EUA (Estados Unidos da América) durante a Guerra Fria, em decorrência da descoberta de mísseis na ilha, apontados para o país norte americano. Em virtude disso, o ex-presidente J. F. Kennedy decretou embargo comercial a Cuba. Em 1989 ocorreu o fim da Guerra Fria, porém o bloqueio foi mantido.

Hoje, a existência do embargo está sendo questionada não apenas por Cuba, mas pelos demais países da América Latina. A mentalidade é que não faz mais sentido manter a restrição, uma vez que a Guerra Fria terminou.

Acontece que, na década de 1990, o embargo ficou mais rígido, aumentando as restrições contra a ilha. No entanto, ao contrário de seus antecessores, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, está disposto a negociar o fim deste bloqueio. Ainda há muita resistência no país contra o término deste, porém os EUA estão se tornando mais flexíveis quanto ao seu relacionamento com Cuba.

Fidel Castro, ex-presidente cubano, disse que, embora os EUA tenham flexibilizado suas relações com a ilha, ainda há muitas outras restrições que têm que ser retiradas. Raúl Castro, atual presidente de Cuba, afirmou estar disposto a negociar com os EUA o fim do embargo econômico à ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário